quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

QUEM AVISA AMIGO É !




 
Estamos sem dúvida vivendo momentos delicados em nossa economia , porém , estes momentos nos servem para readequar nosso comportamento , pois se não tomamos atitudes pro – ativas para contornar as dificuldades estamos fadados a afundar junto com outros acomodados.
Tenho dito repetidas vezes que a crise é um rio que atualmente está na enchente e subindo, que o mercado é uma cidade de palafitas sobre este rio .
Portanto, devemos todos os dias edificar  centímetro a centímetro as colunas de nossa “palafita”(negócio).
Pois este rio vai baixar em determinado momento e só sobreviverão os que estiverem acima da correnteza.
Pois é meus caros !
Esta edificação passa pela criatividade  sim , mas  também e mais importante  ,passa pela consistência  e qualidade dos produtos que o fizeram estar neste mercado.
Passa pelo atendimento e pelo serviço que você  presta ao seus clientes.
Você pode estar achando esquisito eu dividir estes dois itens .
 No meu entender eles se completam, mas são distintos.
Serviço para mim são aquelas ações automáticas onde a eficiência e a eficácia são previsíveis, como a higiene,temperatura dos pratos,manutenção do mobiliário e enxoval,climatização, Wi-Fi ,conforto acústico ,segurança, tempo de preparo e  serviço de mesa etc.
Já o atendimento diz respeito ao bem estar do cliente em particular.
Se o cliente está com frio , tente mudar de lugar ou ajustar a temperatura , se o cliente precisar de alguma mudança ou particularização no produto, tente atende-lo ou informe com paciencia e educação as limitações sem ser grosseiro, se o cliente tem alguma necessidade especial como um analgésico ou outra qualquer , tente atende-lo .
Estas atitudes separam o jôio do trigo na concorrência do mercado e  edificam a satisfação e a fidelidade ao seu produto e ao seu estabelecimento dia à dia ,tornando  a sua “ palafita”  mais alta e portanto mais distante da “correnteza” da crise.
Para isto ,cuide de sua equipe de colaboradores com um pai ,ensinando,esclarecendo as dúvidas e extendendo  a mão sempre.
Mantenha sua equipe coesa e colaborativa uns com os outros como um time de futebol ,pois não adianta um grande goleador se seu time não tem um grande goleiro.
Trate seu cliente com verdade e honestidade, carinho e respeito , mantendo o limite entre o possível e o impossível bem claro.
Estas ações vão manter seu negócio sempre acima da correnteza deste rio que é implacável ,pois um milímetro que seja pode te salvar da enchente.
Os que não tomarem estas atitudes correm o sério risco de serem carregados pela enxurrada, e os que estiverem salvos ,irão desfrutar do sucesso quando a enchente passar.